Depois de várias teorias malucas, mas que, na minha opinião, explicam muita coisa, vamos pra técnicas práticas de Foco.
1 – Desativar notificações do celular:
Essa é a mais batida, mas por incrível que pareça, a menos cumprida. A pessoa acaba se dando varias desculpas de o porque não pode desativar só pra poder se justificar. Só pensar que , há 30 anos, já existiam concursos, as pessoas já estudavam, e não havia celular pra torrar a concentração.
2 – Agrupe suas atividades e defina horários (acabe com a multitarefa):
Lembra da penalidade por alternância cognitiva? Então. Se aplica aqui. Tente não alternar muitos contextos. Você produz mais com menos tempo. Lembre-se de quando você atende uma ligação desimportante ou responde uma mensagem, você se adapta ao tempo da outra pessoa e não o contrário.
3 – Elimine suas habilidades de fazer outra coisa:
Vale não só pro celular como qualquer outra coisa. Se há a possibilidade de se distrair, provavelmente você vai ser presa mais fácil dela. Esteja em um ambiente livre de distrações (não dá muito certo estudar no quarto, ao lado da sua cama, por exemplo). Bibliotecas ou salas de estudo vem bem a calhar.
4 – Tenha uma folha de distrações:
Inevitavelmente, quando estamos estudando ou trabalhando, os pensamentos vem a mente, de coisas que você precisa fazer e não pode esquecer. Anote rapidamente isso pra você ler depois e retire esse pensamento da sua cabeça pra focar apenas no que está fazendo.
5 – Dê pausas nos estudos:
O tempo para a pausa depende de cada um, mas dificilmente você estuda com um bom rendimento acima de 1h seguida. Pelo menos aquela parada do cafezinho é interessante que aconteça. Lembre-se que o estudo é qualitativo e não quantitativo, agora cuidado pra pausa não se tornar a regra.
6 – Meditação:
Nada exotérico. Tente tirar alguns minutos do seu dia para não pensar em nada. Isso é interessante porque a atenção funciona como um músculo, e, como qualquer músculo, aumenta no período de descanso. Pensar apenas no modo como você respira por exemplo (já testei)
7 – Saiba dizer NÃO:
Tudo na vida é questão de prioridade, e você precisa definir as suas. Cada escolha implica uma renúncia (que poético né), mas o fato é que pra você se dar bem em algo, precisa dizer não a várias outras coisas. Normalmente o estudante de concurso que apenas estuda é apelidado de JAQUE (já que tu não tá fazendo nada, vai ali comprar o pão 😂😂). Também passei por isso. Diga não. Defina suas prioridades. Não deixe os outros definirem por você! Valeuu