Existe uma propriedade da natureza que os cientistas chamam de propriedade dependente do trajeto. Pode ser ilustrada da seguinte maneira: a experiência de ser submetido primeiro a uma operação de pedra nos rins e, depois, à anestesia, é diferente de quando os procedimentos são executados na sequência oposta.
Imagine um paciente que tome a anestesia apenas depois de fazer a cirurgia… Isso não faz SENTIDO. E nem irá servir pra nada.
A mesma coisa vale para uma pessoa que come a sobremesa antes do almoço e deixa a salada pro fim. Os sabores acabarão totalmente diferentes.
Em resumo, a dependência do trajeto considera a ordem dos eventos, e não apenas a direção.
Pois bem. Nos concursos públicos ocorre algo semelhante. Quando você está no início da sua vida concurseira, não tem sentido pegar um manual para estudar coisas aprofundadas. Essas coisas aprofundadas são perfumaria, são a sua sobremesa, ou seja, você não pode colocá-las antes do almoço. O que é o almoço nessa situação? Lei seca, doutrina básica, questões, etc.
“Ah, mas eu posso estudar ao mesmo tempo ambas as coisas, porque se não fico inseguro”. Você já tentou comer uma sobremesa ao mesmo tempo que saboreia seu almoço? Já tentou colocar tudo num liquidificador, almoço e sobremesa, e comer ao mesmo tempo? Deve ter um sabor horrível. Porque não faz sentido. “Ah, mas a maioria das pessoas estuda assim…” Será que esse argumento ainda é pertinente mesmo depois de todos os casos de reprovação da maioria das pessoas? Fica aí a reflexão…
Você precisa ser curioso. Busque a melhor maneira para sua atual fase de estudos. A etapa de estudos que você está depende tanto de há quanto tempo você estuda, como da fase do concurso que você precisa passar.
Enfim, e mais uma vez, TENHA TIMING!
Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/