Todos nós já estivemos (ou estamos) nessa fase: formando a base no estudo para concursos.
Mas o que é a base?
Então, nesse ponto, podemos dizer que somos minoria. Enquanto a maioria das pessoas, inclusive inúmeros aprovados, falam que para formar a base você tem que ler todos os assuntos do edital por livros/manuais e depois revisá-los ininterruptamente até fixar, nós falamos exatamente o CONTRÁRIO. E explicamos.
Base é o sustentáculo do seu estudo. É aquilo que sempre vai te acompanhar. Que você não pode esquecer. Você pode não lembrar daquele detalhe que deixaria mais completo seu estudo, mas a base não pode esquecer.
Nós costumamos fazer uma analogia com um castelo: você pode deixar de construir uma torre (detalhe), mas não pode deixar de fortificar a fundação, que é o que sempre vai sustentar o castelo. TORRES BONITAS NÃO SUSTENTAM CASTELOS.
Em poucos termos, o que seria a base? Toma nota aí. Base é: estudar superficialmente (1) poucos assuntos (2) de maneira repetida (3) para fazer com que você lembre mais rápido na hora da prova (4). Superficial, poucos assuntos, repetidos, rápido.
É o oposto do que te falaram né? “Estude de forma completa (aprofundada) todos os assuntos do edital, uma vez, e você vai lembrar”. Bem, não é o que a aprendizagem fala. Em nenhum tipo de aprendizado você começa pelo aprofundado. SEMPRE É PELO BÁSICO. Porque nos estudos para concurso seria diferente? Quando estamos formando a base, ler de forma aprofundada no início só vai te fazer perder tempo, além de ocupar sua mente com minúcias que serão esquecidas.
Repetição. Nada mais é do que repetir o que já leu. A cada releitura você vai fixando mais. Mas perceba. Como são poucos assuntos, você vai reler de forma bem mais rápida. E esses poucos assuntos vão te garantir mais pontos do que todos os outros juntos, porque estatisticamente são o que mais cai (ideia dos cursos intensivos).
E por fim, algo que pouca gente se liga. Sabe aqueles momentos que você lembra da questão só depois da prova? Então, é porque não estava muito bem fixado. Por isso a importância de lembrar mais rápido.
Pra ser aprovado, o seu castelo não precisa ser o mais bonito (sabe aqueles sabe-tudo que não passam?). Pra ser aprovado, o seu castelo só precisa ficar em pé depois da tempestade!
Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/