Não, isso não é um convite à procrastinação. Sim, sei que o tema é muito polêmico, e tem gente que diz aquele velho “estude enquanto eles dormem”, “deixe pra descansar depois da aprovação”, “8h líquidas ou não passa” ou qualquer coisa do tipo. Sem julgamentos aqui. Vou expor apenas meu ponto de vista.
Para passar, você depende do seu cérebro. O seu cérebro é um músculo mental, e como todo músculo, ele TAMBÉM CANSA. Você que faz academia, quando o seu músculo está fadigado, ele consegue render algo? Na verdade, se você continua fazendo, ele corre o risco de ter uma lesão. O nosso cérebro funciona de modo parecido. Sendo que as lesões são mais sérias, como crises de ansiedade, “brancos” e desmotivação. Isso não quer dizer que não possamos aumentar gradativamente a “carga” para que se consiga estuda mais, sem fadigar. O problema é que muita gente não tem esse parâmetro. Quem aqui estudava de um jeito e quando saía o edital praticamente pirou e tentou aumentar drasticamente as horas de estudo? Acho muito difícil ter funcionado. Simplesmente porque nosso cérebro precisa de ritmo. E, assim como qualquer músculo, ele também precisa de descanso.
Quando o músculo cresce? É no descanso ou na atividade? Assim se dá com o aprendizado também. Nosso inconsciente, principalmente durante nosso sono (em períodos de lazer também) fica processando as informações estudadas e organizando-as na nossa caixa. Se você não tem descanso algum, elas simplesmente são jogadas e não são guardadas. Daí você lembra algumas coisas na prova (normalmente o que estudou por último, já que eh mais difícil esquecer), mas esquece outras que pensava ter fixado. Não vai dar certo assim.
O descanso não é OPÇÃO. É OBRIGAÇÃO. Faz parte do jeito de você aprender mais. Não seguir seu cronograma um dia não vai te matar! Mas seguir ininterruptamente todos os dias, de domingo a domingo, pode te fadigar! E aí não tem conhecimento que dê jeito!