E aí, pessoal! Hoje eu quero falar sobre algo que muitos de vocês temem como se fosse a pior coisa do mundo: o fracasso. Isso mesmo, falhar! E eu estou aqui para te contar um segredo: o fracasso pode ser o seu maior aliado nos concursos públicos.
Quando falhamos, automaticamente nos sentimos derrotados e questionamos nossa competência. A sociedade nos ensina que falhar é ruim, que é um sinal de fraqueza ou falta de preparo. Mas a verdade é bem diferente. O fracasso é um professor implacável, mas eficaz. Ele nos mostra onde erramos e nos dá a oportunidade de ajustar nosso curso.
Vamos começar com um clichê: “O fracasso é o alicerce do sucesso”. Soa batido, mas é a mais pura verdade. Cada vez que você falha, você aprende algo novo. Aprendizagem eficaz é baseada em tentativa e erro. Você estuda, faz o teste, e, inevitavelmente, comete erros. Mas aí está a beleza da coisa: esses erros são seu guia, seu mapa para o sucesso.
Outra coisa que o fracasso faz é te tirar da zona de conforto. E convenhamos, a zona de conforto é o cemitério dos sonhos. Quando você falha, você é forçado a se movimentar, a sair dessa zona confortável e enfrentar seus medos e deficiências. E isso é excelente para o seu crescimento pessoal e profissional.
O fracasso também é o melhor teste para a sua resiliência e determinação. Os concursos públicos são maratonas, não sprints. Você vai falhar diversas vezes antes de conseguir a tão sonhada aprovação. E é aí que você vai mostrar do que é feito. Você vai desistir na primeira falha ou vai levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima?
Então, aqui vai o meu conselho: abrace o fracasso. Não como um destino final, mas como um degrau no seu caminho para o sucesso. Ao invés de temê-lo, use-o como um trampolim para alcançar novas alturas.
O fracasso não é o oposto do sucesso, ele é parte do sucesso!
E aí, você está pronto para falhar para vencer?
Fica a dica: falhar não te faz um fracasso; desistir, sim.
Prof. Adalberto Neto
Saiba mais em nosso site.