ADN Concursos

Vai que cai…

Nesse texto, vamos falar de uma situação super hipotética que “nunca” aconteceu com você… Digamos que você está estudando de boa e vê um assunto diferentão na lista de conteúdos do edital, e você pensa: “Nossa, não sei nada sobre esse assunto. É bom dar uma olhada porque está no edital, vai que cai”.

Esse é um dos erros mais cometidos pela grande maioria dos concurseiros. A pessoa começa vendo um conteúdo, para em algo que não recordava e vai atrás porque acredita que não pode deixar aquilo passar. O cérebro da pessoa pensa: “vai que cai na prova e eu não lembrava?”. E essa atitude se torna recorrente, aumentando muito, inclusive, perto das provas. A pessoa acredita que não pode deixar de estudar nada. O que ela não sabe é que isso está apenas atrapalhando seu rendimento.

Assim, vamos mostrar para você a total INCOERÊNCIA em se pensar dessa maneira.

Para isso, partimos de duas premissas. Primeiro, é impossível você saber de tudo. Você sempre vai esquecer/não saber algo. Para fins de provas, esquecer e não saber é a MESMA COISA, pois o que vale é você lembrar no momento da prova. O importante aqui é saber que você sempre vai esquecer de algo. Isso é inevitável. Mas também tem que ter a consciência de que dá para passar mesmo esquecendo as coisas. A segunda premissa é algo relacionado ao foco, tem um nome complicado, mas a compreensão é bem simples. Chama-se Penalidade por Alternância Cognitiva. Quando você para seu estudo, interrompe sua linha de raciocínio para ver um outro tema, que pode até ter relação, mas que rompeu sua sequência de ideias, e isso faz com que você gaste muita energia. Seu cérebro recarrega para aquele contexto. Algo semelhante a isso também ocorre quando paramos os estudos para responder as redes sociais. Isso faz com que nosso estudo renda bem menos.

Premissas postas, vamos para outros dois aspectos. Estratégia de estudos e Insegurança. Ter estratégia é estudar os assuntos que mais caem. Não vamos nos alongar muito sobre isso. Então, quando você cai na armadilha de estudar o assunto porque “vai que cai”, isso denota insegurança sobre seu planejamento inicial. E insegurança nunca é bom. E quando você fica inseguro, isso impacta diretamente na captação do conteúdo.

Você tem que dominar o processo de aprendizado, senão ele domina você. Quando você perde o controle, fica submetido a sorte. Pode ser que dê certo? Claro que pode. A sorte é um dos fatores que conta na aprovação. Quem fala diferente ou é ingênuo ou é maldoso. Mas você aumenta muito suas chances quando você tem o domínio!

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

Veja mais posts:
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades:

Cursos ADN