ADN Concursos

Como ser eficiente com livros e aulas?

homem estudando lendo livros

Um problema que atinge muitas pessoas na hora de estudar é como tornar o estudo por meio de livros e aulas eficiente.

Nesse contexto, toda essa aflição é gerada pelo mal e velho ensino tradicional. Durante 15 a 20 anos de nossas vidas, somos educados a achar que existe uma única solução possível para as coisas, incluindo aprender e estudar. E, como durante todo esse tempo, nosso aprendizado foi limitado a livros e aulas (no colégio e faculdade), sempre achamos que essa era a única maneira de aprender. Quando não é. Existem várias outras.

O estudo do concurso deve ser pragmático. Não adianta querer estudar como estudamos nossa vida inteira. É aí que muita gente se perde. Pra não se perder, creio que devemos ter uma noção do todo antes de aprofundarmos a parte. Usei, inclusive, como exemplo, o aplicativo 12 minutos, que resume livros e os declama em áudios.

Ele é muito útil pra saber se aquele livro vai me agradar ou não, apesar de não chegar perto do conteúdo dele. Mas acabo economizando muito tempo a partir da escuta. Elimino o que eu não quero. Com o estudo você pode fazer da mesma maneira.

Caso você tenha uma noção do todo e paralelamente faça provas e questões, você vai saber o que realmente precisa melhorar, e focar a atenção de livros e aulas apenas nisso, pra assim equilibrar seu conhecimento. Daí o porquê da não indicação de cursinhos, que nivelam por baixo. Não focam no que você realmente precisa, pois sua realidade é diferente da do seu concorrente.

Dentre vários exemplos, podemos mencionar o daquela pessoa que copia tudo que o professor fala ou da outra que lê o famoso livro de mil páginas, mas pouco fixa. Isto porque ela teve um estudo passivo. O estudo ativo ocorre por meio de explicação de conteúdo ou por questões.

Veja mais posts:
Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades:

Cursos ADN