a) Porque não sabe.b) Porque são difíceis.c) Falta de atenção.d) Questões mal elaboradas.e) Todas as alternativas anteriores.A resposta correta, como imagino que todos tenham pensado, é o item E. E o que deduzimos disso?Isso quer dizer que apenas um dos motivos de erro é você não saber. Quando você vai mal numa prova, acha que foi mal porque não sabe de nada, e este apenas é um dentre vários motivos de você ter errado as questões.
E o pior. Esse motivo é o que mais se demora a corrigir, já que leva tempo pra você aprender mais. Porém os demais motivos podem ser compreendidos e superados.
Questões difíceis: Elas vão ocorrer em quase toda prova. E errá-las não vai fazer diferença e não significa que você está mal, afinal se é difícil, muita gente errou. Você ficou pra trás porque errou questões fáceis.
Falta de atenção: Aqui está uma grande vilã. A falta de atenção faz com que se erre questões fáceis e fique pra trás. A melhor maneira de diminuí-la é fazer muitos simulados e achar o melhor meio de se concentrar na hora da prova.
Questões mal elaboradas: Pouca gente percebe, mas as questões mal elaboradas minam o desempenho de muita gente, porque a pessoa, mesmo sabendo tudo sobre determinado assunto, fica com medo de errar, e isso afeta a confiança para as demais questões. Busque ignorar esse tipo de questão e ponha em mente que você pode recorrer depois.
Como se vê, há inúmeros meios de se melhorar desempenho em provas, não somente saber mais. Espero ter ajudado!
Concurso MPU: inscrições abertas até dia 27/02
As inscrições para o concurso do Ministério Público da União (MPU)